Invista em Fundos Imobiliários

Uma forma diferente de investimento em imóveis. Comprar um imóvel ou investir no mercado financeiro? Você pode escolher os dois agora.

Os Fundos de Investimento Imobiliários (FII) são fundos formados por grupos de investidores que possuem objetivo de aplicar os os seus recursos em todo tipo de negócio de base imobiliária. Esses negócios podem ser o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou podem ser em imóveis prontos, tais como: shopping centers, edifícios comerciais, hospitais.

É possível participar do patrimônio de um fundo: parte de imóveis, um ou mais imóveis, direitos a eles relativos, entre outros. O objetivo do fundo é conseguir retorno através do arrendamento, da venda do imóvel, da exploração de locação, e das demais atividades do setor imobiliário. 

Você pode ser sócio das grandes empreendimentos imobiliários

As construtoras dos empreendimentos imobiliários usualmente vendem uma parte do imóvel em cotas. Diante disso, o dono de cada cota recebe um valor proporcional do aluguel. Existem cotas no mercado que valem menos de R$20,00 e é possível comprar quantas cotas estiverem à venda.

Comparativo: Compra de Imóvel x Fundos Imobiliários

Fique por dentro do universo das commodities agrícolas e financeiras. A XP possui atuação de destaque no mercado e conta com um time qualificado de especialistas dedicados, em tempo integral, a encontrar as melhores estratégias de investimento ou de proteção.

Comprar Um Imóvel

Simplicidade
  • O investidor precisa estar preocupado com escrituras, certidões, locação, vacância, ITBI, cobrança, reforma, etc.
Liquidez
  • A transação depende de inúmeras variáveis e complicações que dificultam a venda rápida de um imóvel.
Fracionamento do Investimento
  • O imóvel é um bem indivisível. Assim, não é possível vender apenas uma parte dele.
Vantagem Fiscal
  • Aluguéis provenientes de imóveis de propriedade direta são tributados pelo Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
Risco
  • O proprietário do imóvel está exposto ao risco de vacância (imóvel vazio) e também à inadimplência.
Gestão
  • O proprietário de um imóvel normalmente não tem tempo de encontrar maneiras de melhorar os seus rendimentos, além da natural deterioração do interior do imóvel.

Investir em Fundos Imobiliários

Simplicidade
  • Por meio do home broker o investidor pode negociar suas cotas sem se preocupar com a burocracia e cuidados de um imóvel.
Liquidez
  • Algumas cotas são negociadas na Bolsa, fato que reduz o risco de não conseguir vender o ativo, além de ser livre de complicações burocráticas.
Fracionamento do Investimento
  • O investimento em fundos imobiliários, por ser fracionado em cotas, permite ao investidor comprar e vender cotas de acordo com sua capacidade financeira.
Vantagem Fiscal
  • Para as pessoas físicas*, não há incidência de IR sobre o rendimento distribuído pelo fundo, fato que aumenta o retorno do investimento.
Risco
  • O FII investe em grandes empreendimentos, isso leva à diversificação dos inquilinos e minimiza risco de perda total de rentabilidade.
Gestão
  • O investidor não precisa se preocupar com depreciação do imóvel. A gestão ativa do fundo permite que o administrador venda os empreendimentos que considera menos valorizados.

Importante: *A isenção de imposto de renda é válida para pessoas físicas que tenham menos de 10% da totalidade de cotas do fundo e exclusivamente para fundos imobiliários cujas cotas sejam negociadas em Bolsa de Valores e que tenham mais de 50 cotistas. Consulte a tabela de corretagem da XP Investimentos para saber os custos de corretagem referentes ao FII. As informações ora veiculadas não levam em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de cada investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Os produtos financeiros de investimentos contidos neste material (Fundos de Investimento Imobiliário) são meras proposições de investimentos, não havendo garantia de rentabilidade. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. O investimento em cotas de fundos imobiliários não é adequado a investidores que necessitem de liquidez, tendo em vista que os fundos de investimento imobiliário encontram pouca liquidez no mercado brasileiro, apesar da possibilidade de terem suas cotas negociadas em bolsa de valores ou mercado de balcão organizado. Além disso, os fundos de investimento imobiliário têm a forma de condomínio fechado, ou seja, não admitem a possibilidade de resgate das suas cotas, sendo que, pela baixa liquidez, os seus cotistas podem ter dificuldades em realizar a venda de suas cotas no mercado secundário. Portanto, os investidores devem ler cuidadosamente a seção “Fatores de Risco” do Regulamento e do Prospecto, que contém a descrição de certos riscos que atualmente podem afetar de maneira adversa o investimento em cotas, antes da tomada de decisão do investimento. Ao considerar a aquisição de Cotas, potenciais investidores deverão realizar sua própria análise e avaliação sobre o Fundo. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. O objetivo do fundo não caracteriza compromisso ou garantia por parte do administrador de que o mesmo será atingido. Ainda que o gestor da carteira do fundo mantenha sistema de gerenciamento de riscos, não há garantia de completa eliminação de possibilidade de perdas patrimoniais para o fundo e para o investidor. O fundo não conta com garantia do seu administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Para mais informações e dúvidas sobre produtos, contate o seu agente de investimentos. Para reclamações, contate nossa ouvidoria no telefone 0800 722 3710.

Ainda está com dúvidas?

Destaques toda semana no seu e-mail?