A importância do assessor de investimentos em momentos de crise

A importância do assessor de investimentos em momentos de crise

Embora apresente alternativas acessíveis e de fácil compreensão, o mercado financeiro não pode ser visto como algo simples de lidar. Afinal, cada ativo tem características específicas e é necessário entendê-las para tomar as melhores decisões.

Infelizmente, algumas pessoas começam a investir sem atentar para esse cuidado. Em consequência, correm riscos que poderiam ser evitados com informações básicas. E, em momentos de crise, a chance de enfrentar problemas é ainda maior.

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar informações sobre os investimentos disponíveis no mercado – e pode ser ainda mais desafiador fazer boas escolhas. Por isso, vale a pena destacar a importância do assessor de investimentos.

Ele é o profissional mais adequado para trazer a você os conhecimentos necessários para investir com qualidade e manejar melhor os riscos da sua carteira. Então, que tal saber mais sobre a relevância o assessor de investimentos nos momentos de crise?

O que o assessor de investimentos faz?

O assessor de investimentos é um profissional especializado e certificado para atuar no mercado financeiro. Além disso, ele é registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — o órgão que regulamenta a profissão no Brasil.

Este profissional também é conhecido como agente autônomo de investimentos (AAI). Ele atua junto a corretoras e bancos de investimentos com o objetivo de acolher as dúvidas de investidores e orientá-los sobre os produtos disponíveis no mercado.

Mas, o que o assessor de investimentos faz na prática? Confira alguns detalhes a seguir!

Apresenta investimentos

Uma das principais dificuldades de investidores — sejam novatos ou já experientes — é se manter atualizado sobre todos os investimentos disponíveis no mercado. Saber quais são eles e como funcionam é um desafio.

O assessor está sempre atualizando seus conhecimentos sobre o assunto e passando aos investidores informações úteis – que podem ajudá-los a avaliar as opções e decidir sobre seus investimentos.

Ser acompanhado por este profissional, portanto, ajuda a economizar tempo na hora de conhecer as possibilidades de investimento – e, consequentemente, a escolher os melhores produtos e ativos para sua carteira.

Importante entender que a função do assessor é incentivar a sua independência e buscar os ativos que servem aos seus objetivos. Então, o foco está sempre no investidor.

Vamos imaginar que você divida com ele o plano de investir para conquistar a independência financeira daqui a dois ou três anos. O profissional identifica os investimentos oferecidos na plataforma da instituição à qual é vinculado e lhe apresenta todos aqueles que podem ser úteis para a sua meta.

Ele explica o funcionamento de cada um dos produtos e oferece as condições para que você faça a escolha que lhe parecer mais interessante e mais alinhada aos seus objetivos e perfil.

Deixa o investidor ciente dos riscos

Um dos pontos fundamentais para investir melhor é estar ciente dos riscos de cada ativo. Em um momento de crise, por exemplo, o perigo de ter prejuízo se torna maior se você não tiver investido com um bom manejo da carteira.

Um caso comum é alguém que aloca boa parte do seu patrimônio na renda variável e se assusta com a queda da bolsa. Em muitos casos, as pessoas precisam realizar resgates (ou o fazem por medo de o mercado cair ainda mais) e acabam sofrendo prejuízos.

Com o suporte do assessor de investimentos, você tem condições de evitar as más decisões. Afinal, você conta com um profissional que pode lhe explicar os riscos envolvidos em cada investimento antes de cada aporte.

Assim, torna-se mais fácil se guiar pelo seu perfil de investidor e pelos seus objetivos na hora de alocar seus recursos ao longo do tempo.

Qual é a importância do assessor de investimentos na crise?

Passar por uma crise na economia não é agradável. É preciso ter controle emocional para observar possíveis perdas momentâneas e, ainda assim, fazer escolhas racionais sobre a sua carteira. Não há dúvidas de que o desafio é simplificado com a ajuda do assessor.

Ao conversar com ele você pode, por exemplo, certificar-se das características de cada investimento na sua carteira — de modo que consiga acalmar sua ansiedade e avaliar os próximos rumos do seu dinheiro na crise.

Confira mais diferenciais que atestam a importância do assessor de investimentos nos momentos críticos:

Possibilidade de tomar as melhores decisões

O serviço de assessoria de investimentos permite que você conte com o apoio de alguém qualificado antes de tomar uma decisão. Isso acontece porque o assessor acompanha todo o seu ciclo como investidor. E ele segue ao seu lado – oferecendo-lhe suporte sempre que for acionado.

Como ele é especializado em produtos de investimento, é possível consultá-lo para tirar dúvidas sobre decisões importantes na crise. Por exemplo, para lhe ajudar a entender de qual aplicação é mais vantajoso realizar resgates (por ter liquidez maior, menos custos etc) em caso de necessidade.

Afinal, se em momentos de estabilidade e crescimento no mercado já é grande a importância do assessor de investimentos, nos períodos de crise é ainda mais relevante contar com este suporte – seja para investir ou resgatar investimentos, certo?

Identificação de oportunidades de investimentos

Nem só de resgates vive um investidor na crise. É possível encontrar oportunidades interessantes para investir — especialmente na bolsa de valores. Afinal, a queda do mercado faz com que muitos ativos sejam vendidos a preços mais baixos.

Contudo, nem toda baixa de preços deve ser considerada uma oportunidade. Mais uma vez, a informação de qualidade é indispensável para identificar alternativas atrativas para a sua carteira. O assessor não lhe diz em quais ativos investir, mas pode lhe oferecer dados que ajudam na sua escolha.

Então, quem deseja impulsionar os resultados dos investimentos na crise se beneficia ao dar importância aos encontros com o assessor – principalmente se você não está familiarizado com o mercado de renda variável. Lembre-se de que não é indicado iniciar seus investimentos na bolsa sem entender seu funcionamento e os riscos que ela apresenta.

Portanto, para ter maior clareza dos riscos e oportunidades em relação às opções disponíveis no mercado durante a crise – e tomar decisões de investimento mais sólidas nestes momentos, contar com uma assessoria especializada pode fazer toda a diferença!

É válido lembrar que a função do assessor não é indicar os investimentos que você pode fazer, mas apresentar e explicar as oportunidades – e os riscos – envolvidos em cada opção disponível. Assim, a autonomia do investidor fica garantida – e ele estará mais preparado para tomar suas decisões por si mesmo.

Cuidados ao patrimônio na crise

Contar com o suporte de um profissional especializado é de grande ajuda também no cuidado ao patrimônio, já que você não será pego de surpresa pelas especificidades de algum ativo no qual investiu sem conhecimento prévio – seja antes, durante ou depois de uma crise.

A partir dos conhecimentos obtidos com o auxílio da assessoria, os investidores podem se organizar, por exemplo, em relação à sua reserva de emergência, a outras metas de curto e médio prazo e, claro, aos planos de longo prazo.

Tenha em mente que alocar o dinheiro de cada objetivo em investimentos que se adequam a eles é fundamental. Sem identificar estas particularidades, neste exemplo que citamos, há o perigo de alocar a reserva de emergência em ativos sem alta liquidez — o que atrapalharia bastante qualquer investidor em períodos de crise.

É sempre interessante, portanto, contar com o assessor de investimentos para avaliar melhor as possibilidades do mercado – sempre considerando seu perfil e objetivos pessoais. Desse modo, é possível investir melhor e cuidar do seu patrimônio, da sua família e do seu futuro!

Conte com a Zahl Investimentos!

Você acaba de conhecer a importância do assessor de investimentos em momentos de crise. E também em todos os outros momentos durante a sua jornada de investidor.

Sem dúvidas, contar com essa ajuda profissional fará toda diferença na hora de manter as emoções sob controle para cuidar dos seus investimentos durante situações adversas e buscar sempre as melhores opções de investimento para o seu perfil e metas pessoais.

E você, deseja contar com o auxílio de uma assessoria especializada na hora de investir? Nós, da Zahl Investimentos, vivemos o seu futuro todos os dias e podemos ajudar você a fazer as melhores escolhas para o seu portfólio e para o seu patrimônio. Entre em contato e descubra como podemos ajudá-lo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *