Assessoria de investimentos: como escolher a melhor para você?

Assessoria de investimentos: como escolher a melhor para você?

As informações sobre o mercado financeiro são importantes tanto para quem vai começar a investir quanto para quem já aporta seus recursos. Contudo, nem sempre é fácil achar conhecimento de qualidade e confiável. Para ajudar os investidores nessa jornada, existe a assessoria de investimentos.

O serviço é focado em apresentar elementos relevantes para os investidores, de modo que ele tenha mais informação para tomar uma decisão. Com o apoio do escritório e dos profissionais, portanto, você pode alcançar seus objetivos mais tranquilamente.

Para que isso seja viável, o ideal é ter o suporte de um time de qualidade. Então, veja como escolher a melhor assessoria de investimentos para você!

O que é uma assessoria de investimentos?

Antes de selecionar o escritório mais adequado para você, é preciso entender o que é uma assessoria de investimentos. Basicamente, trata-se de uma empresa composta por profissionais que conhecem os investimentos a fundo e entendem do potencial, rendimento e riscos de cada uma dessas opções.

Legalmente, os assessores são chamados de agentes autônomos de investimento. A atuação dos profissionais é regulamentada pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM) e deve atender a alguns requisitos.

Por exemplo, um assessor não pode recomendar ou indicar investimentos. O papel dele é apresentar as informações sobre os caminhos disponíveis, tirando dúvidas do investidor e trazendo dados acessíveis, claros e de fácil entendimento.

Assim, uma assessoria de investimentos não atua para direcionar diretamente a decisão dos clientes. Sua função é informar para que cada pessoa, de acordo com o seu perfil de investidor, possa montar e gerenciar melhor sua carteira.

Por que ter o apoio de uma assessoria?

Sabendo como uma assessoria de investimento funciona, fica fácil entender por que contar com essa ajuda é tão importante. Com o serviço, você consegue tomar decisões mais alinhada com seus objetivos e que são pautadas em dados concretos.

Com o auxílio dos melhores profissionais, você terá orientações relevantes sobre o mercado. Também encontrará alternativas em potencial para curto, médio e longo prazo, conhecendo os riscos apresentados em cada uma delas. Além de diminuir as probabilidades de erros, as decisões mais conscientes podem impulsionar sua carteira.

Outra grande vantagem é que você não tem que pagar nada pela assessoria – que é gratuita. O trabalho do assessor de investimentos não é remunerado pelo investidor. O pagamento é feito pela instituição ao qual ele está vinculado — como a corretora de valores.

Como escolher a melhor assessoria?

Agora que você conheceu algumas vantagens, pode perceber que vale a pena contar com um assessor. Na hora de selecionar a melhor assessoria de investimento para lhe ajudar no processo de investimento, é preciso considerar os fatores que aumentarão a sua segurança nessa jornada.

É importante destacar que ser assessorado não significa que você terá resultados garantidos. No entanto, terá acesso às informações mais completas e adequadas ao seu perfil.

A seguir, veja o que analisar para escolher a melhor assessoria de investimentos para o seu dia a dia!

Avalie referências e opiniões de outros clientes

A experiência de quem já contou com os serviços de assessoria costuma servir de termômetro sobre a qualidade do negócio. Afinal, um índice elevado de pessoas satisfeitas, provavelmente, significa que a atuação dos assessores atende às expectativas.

Então, veja o que dizem sobre a empresa e sua forma de transmitir informações. Você pode conferir os depoimentos do escritório, as interações nas redes sociais e até conversar diretamente com clientes atuais – ou passados.

Desse modo, você saberá como a assessoria trabalha, quais são seus pontos fortes e fracos e se a escolha se encaixa em suas expectativas e necessidades.

Veja a qualificação dos assessores

Para a atuação da assessoria ser adequada, o ideal é que ela conte com agentes autônomos que atendam a certos critérios. O básico é que os profissionais tenham o devido registro na CVM, por exemplo.

As certificações – como o certificado emitido pela Ancord – e a experiência no mercado são igualmente imprescindíveis. O assessor precisa ter conhecimento e experiência no mercado. Tais fatores favorecem a oferta de informações confiáveis – e agregam ainda mais valor à melhor assessoria de investimentos para você.

Conheça o histórico do escritório

Ter o apoio de uma empresa experiente é importante para aumentar as chances de satisfação. Por isso, o ideal é avaliar o histórico do escritório em busca de informações sobre a sua presença no mercado.

No geral, uma empresa consolidada tem mais estrutura e consegue trazer insights relevantes sobre diversas condições de investimento. Também é uma forma de você ter mais segurança, já que significa que a instituição tem consistência em conquistar e manter os clientes ao longo do tempo.

Confira qual é a instituição parceira

Como você viu, uma assessoria de investimento é remunerada pela corretora de valores. Logo, conhecê-la facilita a sua tomada de decisão.

O mais indicado é que o outro negócio seja igualmente sólido e de qualidade. A Zahl Investimentos, por exemplo, é parceira da XP Investimentos, que é a maior corretora do país. Assim, é possível ter muito mais segurança na hora de aportar os seus recursos.

Avalie a variedade de investimentos disponíveis

A assessoria de investimentos apresenta e explica as alternativas disponíveis na plataforma da corretora parceira. Ou seja, as possibilidades podem afetar o seu poder de escolha. Para não se limitar, é importante considerar qual é a amplitude oferecida em relação às opções de investimento.

Como a diversificação é uma estratégia importante para a redução dos riscos, o indicado é poder contar com alternativas diferenciadas. Assim, será possível montar uma carteira alinhada com o seu perfil e com os seus objetivos.

Além de avaliar a corretora, você pode conhecer mais sobre as mesas da assessoria. Na Zahl, por exemplo, você conta com:

  • mesa de crédito privado;
  • mesa de Fundos Imobiliários;
  • mesa de renda variável e
  • mesa de fundos de investimentos.

Além disso, há a mesa Private para clientes com mais de R$ 1 milhão aportado, a mesa de câmbio e a mesa digital, com atuação à distância.

Verifique a qualidade do atendimento

Além dos fatores que você conferiu, é interessante considerar o nível de atendimento oferecido pela assessoria. O ideal é ter o apoio de uma assessoria que seja capaz de entender as suas necessidades e condições específicas. Assim, as informações são direcionadas e entregam maior valor ao investidor.

Também é importante verificar se há diferentes meios de contato e se a resposta é ágil e eficiente. Tudo isso faz diferença para que você tenha um bom nível de suporte para investir ou gerenciar o seu patrimônio aportado.

Como vimos, a assessoria de investimento oferece informação relevante para ajudar o investidor a escolher as alternativas que se adéquam a ele. Com a seleção de um escritório confiável, você poderá ter mais qualidade na hora de conhecer o mercado!

Se estiver à procura de um time completo, entre em contato com a Zahl e conheça a melhor assessoria de investimento para você!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *