Entenda Como Declarar Ações no Imposto de Renda

Entenda Como Declarar Ações no Imposto de Renda

Para quem não tem experiência no processo, entender como declarar ações (investimentos em renda variável) é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal. Não se preocupe, dúvidas são bem comuns e, por isso, neste artigo, nós da equipe Zahl vamos ajudar você a evitar erros! 

Como declarar ações de longo prazo e especulação

Quem quer saber como declarar ações precisa entender, primeiro, que existem particularidades de aplicações de renda fixa e renda variável. As ações, no caso, se referem à renda variável mas, dentro dessa opção, também existem variáveis entre investimentos de longo prazo e de atividades de especulação (Day trade). Veja a seguir. 

Como declarar ações de longo prazo

A primeira coisa a ser feita é o registro do patrimônio na aba Bens e Direitos do programa do IR. Nessa ficha, o investidor deverá incluir todos os dados solicitados de cada empresa em que investiu, ação por ação. O valor informado deve ser o custo de aquisição.

Um ponto importante é que o valor difere se a ação de uma empresa foi comprada aos poucos e, consequentemente, os valores foram diferentes a cada compra. Se esse for o caso, o custo de aquisição se refere ao preço médio ponderado multiplicado pela quantidade total de ações.

Como declarar ações adquiridas por day trade

O day trade é quando as ações são vendidas ou compradas no mesmo dia, finalizando antes do fechamento do pregão. Para elas, é cobrada uma taxa de 20% do Imposto de Renda em cima de todo o lucro obtido. Por isso, quem realiza as operações day trade deve, obrigatoriamente, emitir o Documento de Arrecadação de Tributos Federais (DARF) para pagar o imposto mensal em caso de lucro. 

A declaração deve ser feita no mesmo mês do DARF, na aba Renda Variável em “ganhos líquidos em operações comuns ou day trade”. Logo em seguida o investidor deve conferir os dados na consolidação e informar o imposto dedo-duro (parte do IR retido na fonte) e o que foi quitado pelo DARF para o imposto ser calculado corretamente. 

Swing trade e position

Da mesma forma que ações adquiridas por day trade, as swing trade (operações de curto ou médio prazo no pregão) ou position trade (especulação que não é finalizada no curtíssimo prazo) também geram mais dados para declarar no imposto. 

Em ambos os casos existe uma faixa de isenção de IR. Por exemplo: se a ação não é vendida e comprada no mesmo dia,  não é preciso pagar imposto caso o volume vendido for menor do que R$ 20.000,00 em um mês. 

Ou seja, se o investidor não ultrapassar esse valor máximo, não precisará emitir DARF para declarar as ações no IR. 

Agora que você já sabe como declarar ações, saiba que a Zahl Investimentos ajuda nessa e em demais operações que fazem parte do mundo dos investimentos. Saiba mais, entre em contato conosco!

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *