Como e por que a assessoria de investimentos é gratuita? Descubra!

Como e por que a assessoria de investimentos é gratuita? Descubra!

Muitos investidores ainda não sabem que podem contar com uma assessoria de investimentos gratuita para conhecer alternativas de investimentos mais adequadas ao seu perfil e objetivos. Os assessores são profissionais preparados para lhe apresentar alternativas de produtos e ativos – e podem ser figuras fundamentais na sua jornada pelos investimentos.

Assim, eles podem ajudá-lo a montar uma carteira de investimento adequada às suas expectativas e necessidades — sempre de forma imparcial e respeitando as suas preferências. E o melhor é que não há custos extras para contar com esse tipo de apoio na hora de investir.

Mas, afinal, como e por que a assessoria de investimentos é gratuita para o investidor? Continue a leitura e descubra!

O que é assessoria de investimentos?

Antes de entender os motivos que fazem com que a assessoria de investimento seja gratuita, é importante entender o que é a atividade. O serviço é personalizado e exclusivo, prestado por profissionais focados em investimentos.

Para seguir a carreira, os profissionais precisam comprovar conhecimento sobre o mercado financeiro em uma prova. Além disso, devem ter registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A certificação que eles obtêm junto à Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD) delimita as funções exercidas, respeitando os limites entre as demais carreiras do mercado financeiro.

Qual é o papel do assessor de investimentos?

O assessor de investimento — também chamado de agente autônomo de investimentos (AAI) — tem, basicamente, o papel de apresentar aos investidores as opções disponíveis no mercado. Ele também deve ajudá-los com eventuais dúvidas.

Desse modo, o investidor consegue entender cada opção e decidir as melhores oportunidades de acordo com o seu perfil e objetivos. Ou seja, o profissional cria conexões estratégicas entre os investidores e o mercado financeiro.

No entanto, é importante destacar que a legislação da CVM não permite que o assessor de investimento faça análises ou recomendações, e nem que administre o patrimônio dos clientes. Tais funções são próprias de outras carreiras (como analista ou gestor).

Assim, o AAI atua como um agente intermediário. A autonomia do investidor para tomar as próprias decisões deve ser garantida. E, se for do interesse do investidor, ele pode solicitar que o assessor realize algumas operações — desde que forneça autorização para isso.

Diferenças entre assessor e gerente de banco

É comum que as pessoas confundam o trabalho do assessor de investimentos e do gerente de banco. O gerente também pode apresentar opções de aplicações financeiras para os correntistas. No entanto, a relação com o investidor é completamente diferente nos dois casos.

A principal divergência é que o assessor é focado em investimentos, enquanto o gerente também lida com outros produtos bancários (como empréstimos, financiamentos, conta-corrente etc.). A gama de produtos apresentados pelo AAI também é bem maior do que a do banco.

Além disso, os bancos costumam ter determinadas metas, fazendo com que os gerentes apresentem opções enviesadas para os clientes. Por outro lado, o assessor parte do perfil, das expectativas e das necessidades do investidor para mostrar oportunidades personalizadas.

Como e por que a assessoria é gratuita?

Agora que você sabe o que é assessoria de investimentos e qual é a função do AAI, pode entender como e por que o serviço é oferecido gratuitamente. O profissional trabalha vinculado a uma corretora de valores. Assim, a remuneração dele ou do seu escritório vem da instituição.

Logo, não há repasse de custos para o investidor. O fato de a remuneração vir da corretora, contudo, não representa conflito de interesses. O AAI não tem metas a bater. O foco dele é conhecer cada investidor e apresentar as diversas possibilidades do mercado.

Como você pode ver, mais uma vez, é diferente do que acontece com o gerente de banco — que, para alcançar suas metas, costuma apresentar as melhores opções para o banco, e não para o investidor.

Em resumo, a assessoria de investimentos é uma cortesia da corretora para seus clientes. Com ela, você pode realizar com mais tranquilidade suas escolhas de investimento e diversificar a carteira, conhecendo as alternativas e tirando dúvidas sobre todas aquelas que lhe interessam.

Com opções mais alinhadas ao seu perfil e às suas necessidades, é provável que você fique mais satisfeito ao investir. Então, o trabalho do AAI é valorizado e ele pode, inclusive, receber indicações para atender novos investidores.

Percebe como esta é uma relação saudável e positiva para todos envolvidos?

Quais são os benefícios da assessoria de investimentos gratuita?

Além de não ter custos, existem outros motivos que fazem com que a assessoria de investimentos gratuita seja vantajosa para o investidor.

Confira a seguir as principais vantagens de contar com esse tipo de serviço antes de fazer seus investimentos:

Alocação eficiente do patrimônio

Para saber onde alocar seu capital, é importante conhecer as alternativas disponíveis, certo? Muitas pessoas ainda realizam investimentos sem ter informações de qualidade sobre como eles funcionam, quais são os prazos, a liquidez etc.

A desinformação aumenta bastante o risco e diminui a eficiência das suas escolhas. Por isso, antes de começar a investir, é importante entender seus objetivos e conversar com o assessor para conhecer o funcionamento dos investimentos.

Um investimento de reserva de emergência, por exemplo, precisa ser feito em uma aplicação segura e com alta liquidez. Assim, o dinheiro estará disponível quando você precisar. O profissional AAI pode lhe explicar quais são as alternativas do mercado que apresentam essas características.

Personalização da carteira

Cada investidor tem o seu próprio perfil, objetivos e necessidades. Por esse motivo, a composição da carteira deve ser pensada de forma única para cada pessoa e deve respeitar as características individuais.

Isso ajuda a minimizar riscos e a ter uma carteira de investimentos que realmente esteja alinhada às suas expectativas. Também é importante analisar o patrimônio disponível antes de tomar as decisões de investimento.

Se você tem pouco conhecimento sobre o mercado financeiro, a assessoria de investimentos é útil para ampliar seu repertório. Conhecer diversas alternativas ajuda a equilibrar rentabilidade e risco e a alcançar seus objetivos. E, claro, a compor uma carteira personalizada.

Se você já entende bem o mercado financeiro, o assessor de investimentos pode ser um importante aliado para potencializar suas escolhas em busca dos objetivos.

Neste artigo, você viu que contar com o apoio de uma assessoria de investimentos gratuita pode ser fundamental para o sucesso das suas decisões de investimento. Afinal, nem sempre é fácil encontrar informações isentas e de qualidade sobre o mercado financeiro!

Precisa de suporte profissional na hora de investir? Conte com o auxílio de uma das maiores assessorias de investimento do país! Entre em contato conosco e descubra como a Zahl Investimentos pode ajudá-lo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *