Como Melhorar Sua Carteira De Investimentos

Como Melhorar Sua Carteira De Investimentos

Um bom investidor deve procurar manter uma carteira de investimentos focada no seu objetivo financeiro e também de acordo com o seu perfil. Embora sejam características pessoas, alguns fatores são importantes na hora de melhorar o desempenho das suas aplicações. É sobre os fatores abaixo que você vai entender neste artigo:

  • defina o objetivo da sua carteira de investimentos;
  • adote o tripé dos investimentos;
  • mantenha o equilíbrio e a disciplina.
  • explore o mercado.

Defina o objetivo da sua carteira de investimentos

A primeira coisa a ser feita para melhorar sua carteira de investimentos é traçar uma meta, um objetivo financeiro. O motivo é que, dependendo de qual seja, alguns tipos de investimentos são mais indicados que outros. 

Ou seja, para uma reserva financeira de emergência, é indicado um investimento de baixo risco, como ativos de renda fixa. Já para obter mais rentabilidade, em investimentos de longo prazo, ativos de maior risco são mais indicados.

Adote o tripé dos investimentos

O tripé dos investimentos é um conceito do mercado financeiro que diz respeito aos pilares essenciais para um bom investimento: segurança, rentabilidade e liquidez. No entanto, é sabido que nenhum investimento consegue atingir as três características igualmente, ou seja, nenhum investimento vai ser 100% sem risco, de liquidez rápida e altamente rentável. 

Por isso, o conceito não diz que uma boa carteira de investimentos deve ser composta de ativos que preencham os três pilares totalmente. No entanto, auxilia  na tomada de decisão e criação de uma carteira diversificada, que una os três conceitos por meio de produtos diferentes, mas complementares.

Mantenha o equilíbrio e a disciplina

Para manter uma boa carteira, é preciso ter uma boa gestão fiscal e disciplina para manter o planejamento e atingir o objetivo. Essa gestão significa estar alinhado às taxas de administração, impostos e gastos que podem ou não estar atrelados a serviços de assessoria (de forma geral, a assessoria não impacta na rentabilidade final do investidor).

Além disso, seus investimentos precisam ser constantemente reajustados com o objetivo de chegar ao equilíbrio. Afinal, o mercado financeiro é inconstante e seus objetivos financeiros também podem mudar, o que vai exigir um reajuste de acordo com as mudanças.

Explore o mercado e conte com uma assessoria de investimentos

Por fim, é importante não ter receio de explorar alternativas, uma vez que uma boa carteira de investimentos deve ser diversificada

Para colocar o tripé em prática, é preciso conhecer o mercado e suas alternativas para escolher, por exemplo, entre títulos públicos ou privados para renda fixa ou ações e fundos imobiliários para renda variável. 

É nesse momento que uma assessoria de investimentos, como a Zahl, pode ajudar você. Agora que você já sabe como melhorar a sua carteira, descubra por que estamos mudando a forma de investir dos brasileiros!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *