Conheça 5 dos maiores investidores do mundo e suas estratégias de sucesso

Conheça 5 dos maiores investidores do mundo e suas estratégias de sucesso

Estudar os diversos tipos de investimento que existem é essencial para tomar boas decisões. No entanto, você também pode aprender muito ao ler sobre os maiores investidores do mundo. Afinal, suas estratégias fornecem lições valiosas quando o assunto é sua carteira de investimentos.

Por isso, vale a pena conhecer um pouco da história dos grandes investidores. Neste post, estão reunidos 5 deles. As informações enriquecerão a sua visão, ajudando até mesmo na elaboração da sua estratégia pessoal de investimentos, especialmente em renda variável

Por isso, acompanhe com atenção a história dos 5 maiores investidores do mundo e suas estratégias na hora de investir!

1. Warren Buffett

Warren Buffett é um dos investidores mais conhecidos de todo o mundo — talvez até o mais conhecido. Além de investidor, ele é um grande empresário, tendo começado no mundo do empreendedorismo enquanto era apenas uma criança.

Buffett nasceu em 1930 e, com apenas 13 anos, entregou sua primeira declaração de Imposto de Renda. E ainda recebeu uma restituição de U$35! Algo que o ajudou muito foi seu interesse por aprender cada vez mais. 

Assim, leu diversos livros da biblioteca de seu pai, que era corretor de Ações. Ao fazer seu mestrado na Universidade de Columbia, conheceu Benjamin Graham — um ícone dos investimentos que você conhecerá no próximo tópico. 

Então Buffett teve contato com os conceitos de análise fundamentalista e value investing, que se tornaram uma marca registrada de sua estratégia. Todo o conhecimento trouxe um bom retorno: ele está entre as pessoas mais ricas do mundo.

2. Benjamin Graham

Achou interessante a história de Warren Buffett? Que tal, então, conhecer um pouco da história de um de seus instrutores? Benjamin Graham, nascido em 1894 e falecido em 1976, é considerado o pai do value investing.

Essa estratégia envolve analisar os fundamentos de empresas para encontrar aquelas que são promissoras e, em especial, estão baratas. Graham revolucionou os conceitos de investimento da época, e até hoje o value investing tem se mostrado eficaz para investimentos de longo prazo.

Seus ensinamentos são considerados atemporais e isso explica por que eles continuam sendo úteis após décadas. Seu livro “O Investidor Inteligente” é uma leitura essencial para quem quer ter sucesso ao investir em ações.

3. Luiz Barsi

Luiz Barsi Filho, ou simplesmente Luiz Barsi, é o maior investidor pessoa física na B3, a bolsa de valores brasileira. O economista e investidor, nascido em 1939, não se tornou bilionário por acaso.

Depois de ficar órfão com apenas um ano de idade, ainda criança se viu na situação de ter que trabalhar para ajudar a família. Fez bicos de engraxate e aprendiz de alfaiate, mas depois de algum tempo se tornou técnico em contabilidade.

O conhecimento adquirido na formação contribuiu para que ele se tornasse um dos grandes investidores de sucesso. Afinal, a análise fundamentalista inclui avaliar os resultados financeiros das empresas. Isso é feito com a ajuda de documentos como o balanço patrimonial.

Barsi é conhecido por fazer questão de ser parceiro das empresas em que ele investe. Em vez de buscar lucros no curto prazo, prefere recorrer ao buy and hold e manter suas ações por um longo tempo.

4. Peter Lynch

Em nossa lista de grandes investidores não poderia faltar Peter Lynch. Nascido nos Estados Unidos em 1944, desde cedo demonstrou interesse pelo mercado financeiro. Ainda jovem, comprou ações da primeira companhia aérea de carga programada do país, a Flying Tiger Line.

No ano de 1966, Lynch se tornou estagiário na Fidelity Investments, uma empresa especializada em produtos e serviços de investimento. Três anos depois, foi efetivado como diretor de pesquisas. Em 1977, tornou-se gestor do Fidelity Magellan Fund e o transformou no maior fundo de ações mundial.

Ele ocupou a posição até 1990, saindo depois de ter resultados muito positivos — a rentabilidade média anual durante sua gestão ficou em 29% ao ano. Qual é o segredo de Lynch ao fazer sua alocação de ativos?

Uma das principais regras que ele adotou para suas estratégias é investir em setores que ele conhece bem. Isso está condensado em sua famosa frase: “Antes de comprar qualquer ação, você precisa saber explicar o que está comprando”.

Percebe o quanto essa lição pode ser útil para você? Ao investir em empresas e setores que conhece, a chance de acertar ao tomar decisões é bem maior.

5. George Soros

O investidor húngaro George Soros nasceu em 1930 e sofreu, junto com a família, por ser judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Mas, com 17 anos, ele se mudou para Londres, onde conseguiu ter uma vida mais tranquila, sem perseguição.

Logo começou a estudar na London School of Economics, realizando trabalhos variados. Na década de 1950, formou-se em filosofia e obteve também o seu mestrado. Sua intenção era se tornar um escritor, mas precisou trabalhar em outra área até que seus planos se concretizassem.

Começou então a atuar em um banco de investimentos chamado Kaupthing Singer & Friedlander. Iniciou suas atividades como atendente e depois pediu para ser transferido para o setor de negociação de ativos.

Após dois anos, mudou-se para Nova York e foi trabalhar na gestora de fundos F. M. Mayer & Co. Passou também pela Wertheim & Co. e pela Arnhold and S. Bleichroeder. Com a experiência que adquiriu, criou sua própria gestora: a Soros Fund Management.

Sua estratégia de investimento se baseia em investir alto naquilo em que ele acredita. Ele gosta de seguir sua intuição, ao mesmo tempo se mantendo bem informado. É interessante notar que seu fundo manteve um retorno médio anual de 20% enquanto existiu.

Como você viu neste post, os maiores investidores do mundo têm muitas lições a nos ensinar, não é mesmo? Especialmente sobre o fato de que investimentos podem ser uma boa oportunidade de fazer o dinheiro trabalhar para você e ajudá-lo a acumular patrimônio e construir uma vida muito mais confortável.

Então que tal contar com ajuda para tomar decisões de investimento mais acertadas no seu dia a dia? Entre em contato com a Zahl Investimentos e descubra como podemos ajudar você a investir como os maiores investidores do mundo!

Conheça 5 dos maiores investidores do mundo e suas estratégias de sucesso
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *