Conheça Agora os Tipos de Fundos de Investimentos

Conheça Agora os Tipos de Fundos de Investimentos

Os diferentes tipos de fundos de investimentos reúnem recursos de vários investidores para que sejam aplicados juntos em diversos ativos financeiros. 

A partir da elaboração dessas carteiras, compostas por títulos variados, os investidores poderão comprar sua própria cota de investimento. Assim, os ganhos desses papéis são divididos de forma proporcional entre cada investidor. Neste artigo, separamos os principais tipos de fundos para você investir. Confira. 

Conheça os principais tipos de fundo de investimentos

No dia a dia, você, como investidor, não precisa ter total ciência das atividades operacionais dos fundos de investimentos. Afinal, a aplicação do dinheiro dos fundos de investimentos é feita por um gestor ou instituição. No entanto, é interessante entender os principais tipos. Veja:

Fundo cambial e de ouro

Os fundos cambiais são boas opções para investidores que querem proteger-se das variações cambiais. É um fundo que investe acima de 80% do patrimônio em ativos associados a outras moedas. 

Os mais populares desse tipo de fundo de investimento são os fundos cambiais de dólar.

Fundo de ações

Esses tipos de fundos de investimentos precisam ser de, no mínimo, 67% do patrimônio em ações, enquanto o restante pode ser distribuído entre outros tipos de ativos. São mais indicados para metas de longo prazo, uma vez que os riscos de rentabilidade são altos. 

Fundo de Renda Fixa

Dentre os tipos de fundos de investimentos que possuem como principal fator de risco os juros estão os de renda fixa. Eles devem aplicar, no mínimo, 80% dos recursos em ativos de renda fixa e podem ser divididos em alguns tipos como:

  • fundos DI: aplicações em títulos do Governo Federal;
  • crédito privado: onde o maior volume de aplicações é em papéis de empresas;
  • debêntures incentivadas: recursos aplicados em títulos de outras empresas e são isentos da cobrança de Imposto de Renda.

Fundo Multimercado

Fundos multimercados são aqueles que se aplicam em renda fixa, ações, câmbio, etc. Assim como os outros tipos de fundo, este é um “investimento em conjunto”, ou seja, une recursos de diversos investidores que são aplicados juntos. 

Da mesma forma que os ganhos são compartilhados pelos investidores participantes, as perdas também são (lembrando que o valor é proporcional ao investimento). 

Fundo Imobiliário

Esse tipo de fundo de investimento reúne cotistas que querem investir em empreendimentos imobiliários. 

O valor investido é usado na construção ou compra de imóveis que, futuramente, poderão ser arrendados ou locados. Ou seja, você não precisa ter interesse na compra de um imóvel. 

Como você pôde notar, existem diversos tipos de fundos de investimento. Todos, no entanto, possuem a mesma estrutura de funcionamento  e tudo que o investidor precisa se preocupar é a escolha daqueles que mais se alinham a suas expectativas. 

Aproveite e entenda melhor como funciona esse tipo de investimento e quais são os profissionais envolvidos no artigo Fundos de Investimentos aqui no blog da Zahl

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *