FIIs: Fundos de Galpões Logísticos são oportunidade do setor

FIIs: Fundos de Galpões Logísticos são oportunidade do setor

Os Fundos Imobiliários (FIIs) estão cada vez mais em evidência no atual cenário econômico do Brasil. Neste segmento, os galpões logísticos apresentam grande potencial de crescimento, alguns dos motivos que nos levam a acreditar nisso são:

– Crescimento do setor de e-commerce, que demanda grandes áreas logísticas, cada vez mais modernas;

– Expectativa de crescimento econômico no país, recuperando as recentes perdas e aumentando o consumo;

– Necessidade de oferecer serviços cada vez mais rápidos ao cliente final, utilizando tecnologias disruptivas a fim de aprimorar os serviços logísticos, como o tempo de entrega das compras online.

Características dos galpões logísticos

– São empreendimentos horizontais, destinados à gestão de estoque, seleção e despacho de mercadorias.

– Os galpões de alto padrão podem apresentar docas com piso nos níveis do baú de caminhões, a fim de reduzir o tempo e o trabalho de carregamento de mercadorias.

– A locação do galpão logístico pode ser feita para um único inquilino ou mais, no caso dos galpões modulares. 

– Os contratos de locação típicos duram, normalmente, 5 anos, são corrigidos pela inflação e podem sofrer revisão no preço do aluguel durante o contrato.

– Contratos atípicos são firmados em negociações específicas e costumam ter prazos mais longos (podendo chegar a 15 anos). Também é comum a construção de uma nova estrutura de galpão logístico para atender as necessidades específicas de um locatário.

Como os galpões geram os rendimentos distribuídos pelos FIIs?

Da mesma forma que os demais Fundos Imobiliários. Os recursos arrecadados na oferta pública é utilizado para adquirir ativos logísticos que são disponibilizados para locação. Parte da receita da locação é destinada às despesas do imóvel (IPTU, condomínio e outros custos) e à gestão do FII. O restante (pelo menos 95% do lucro) é distribuído aos cotistas por meio de dividendos.

Por que o setor de galpões logísticos deve crescer?

Com o crescimento exponencial das tecnologias no nosso dia a dia deve crescer também a necessidade de serviços logísticos mais rápidos e eficientes. A expectativa por prazos mais curtos de entrega, tanto em compras online como serviços de alimentação, supermercado, medicamentos e outras áreas, aumenta a necessidade das empresas em aprimorarem os seus serviços prestados. Nesse sentido, os galpões logísticos agilizam os processos e proporcionam melhores condições para a prestação dos serviços em localizações cada vez mais próximas ao consumidor final, a fim de dar vazão a grandes demandas.

Resiliência

Por serem construções normalmente rápidas, os galpões logísticos apresentam alta resiliência, em comparação a outros imóveis, como as lajes corporativas, por exemplo. Por esse motivo, é mais fácil estimar uma renda futura, mesmo sem tanta flexibilidade no preço dos aluguéis.

Vacância

Com a demanda cada vez maior por galpões logísticos modernos e bem localizados, a vacância desses imóveis é cada vez menor. Abaixo é possível visualizar a diferença entre a ocupação média dos FIIs de galpões logísticos com a ocupação média no Brasil.
Vacância

Conclusão

Com a demanda crescente, os investimentos baixos e a alta resiliência, os galpões logísticos são uma excelente opção de Fundos de Investimento Imobiliário no Brasil. 

Se você tem um perfil de investidor a partir de moderado e tem interesse em investir nessa modalidade, converse com seu assessor de investimentos para saber quais as opções mais adequadas para você.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *