Bolsa de Valores: Mitos e Verdades Para Quem Está Iniciando!

Bolsa de Valores: Mitos e Verdades Para Quem Está Iniciando!

Se você quer começar a investir na Bolsa de Valores brasileira (B3), precisa ficar atento com o que dizem por aí. Afinal, existem muitos mitos que cercam esse mundo. Por exemplo, há um que diz que a B3 nada mais é do que um tipo de cassino. Será que isso é verdade? Descubra!

5  mitos ou verdades sobre a Bolsa de Valores

Investir na Bolsa de Valores exige um perfil de investidor mais arrojado, mas você não pode deixar alguns mitos impedirem que você invista nela. Veja as principais ideias (equivocadas e certas) que desmistificamos. 

1.Só pessoas com muito poder aquisitivo podem investir na bolsa

É mito que só quem pode investir na bolsa é quem tem muito dinheiro. Ou seja, é sim possível investir em quantias acessíveis ou em uma ação de valor que cabe em diversas rendas. 

Certo, mas de onde veio esse mito? Da falta de conhecimento no mercado financeiro. A verdade é que não é necessário grandes quantias para iniciar um planejamento financeiro. 

2.Só especialistas podem investir

Mito! Primeiro porque qualquer um pode investir, segundo porque tudo o que o investidor precisa ter é apoio de uma assessoria, como a Zahl Investimentos, e ser interessado no mercado. 

Iniciar a investir por conta é possível mas, para quem nunca teve contato com investimento em ações (e até mesmo para quem já é experiente), a ajuda é muito bem vinda. Principalmente para começar com o pé direito.

3. Se o investidor não lida bem com volatilidade a bolsa não é indicada

Mito e verdade! É preciso saber que o mercado de investimento em renda variável envolve sim volatilidade, o que não quer dizer que se você tem baixíssima tolerância à perda de dinheiro, a bolsa de valores não seja indicada. 

Existem diversas estratégias que você pode seguir de acordo com sua necessidade e perfil. Para tirar o melhor proveito, é indicado consultar um especialista  e, assim, obter a melhor composição para sua carteira de investidor. 

4. A B3 nada mais é do que um jogo

Quem acredita que o investimento na B3 é como um jogo de sorte está caindo em um mito. O motivo é que o retorno ou falta dele nesse tipo de aplicação não é baseado em sorte.

Por trás dos investimentos está uma análise do mercado, estudo de empresas e também do setor. Geralmente feitas por assessorias, toda essa ponderação técnica  é o que vai apontar as melhores oportunidades para você, investidor. 

 5. A bolsa é ideal só para quem visa ganhos a longo prazo

Mito e, em partes, verdade. Isso porque a bolsa de valores engloba estratégias de curto a longo prazo, e em todas elas há a possibilidade de ganho. Ou seja, isso não quer dizer que ao comprar uma ação, você deve esquecer porque o lucro vai demorar para chegar.

Aqui no blog da Zahl Investimentos você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o que é mito ou verdade no mundo dos investimentos. E não pare sua instrução aqui, aproveite e leia Como melhorar sua carteira de investimentos!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *