O Que São Investimentos Em Renda Variável?

O Que São Investimentos Em Renda Variável?

Quem está começando a investir precisa saber o que são investimentos em renda variável. É um tipo conhecido por trazer mais volatidade, no entanto, proporciona a possibilidade de maior retorno do que renda fixa, por exemplo.

 Para ajudar você, neste texto vamos explicar melhor esse tipo de investimento e suas particularidades.

 

Afinal, o que são investimentos em renda variável?

 

Investimentos em renda variável são aqueles que não fornecem um retorno com previsibilidade, ou seja, varia de acordo com o mercado. É o contrário da renda fixa, onde o investidor já sabe o quanto receberá previamente, assim que faz a aplicação. 

Um exemplo prático: o investidor compra ações de uma empresa na expectativa dela apresentar resultados. O valor recebido desses papéis vai se basear no desempenho dessa companhia, crescimento e bons resultados. 

Para entender melhor o que são investimentos em renda variável, listamos os principais tipos a seguir.

Tipos de investimentos em renda variável

  • ações: quando o investidor se torna dono (sócio) de uma parcela do capital de uma empresa, compartilhando seus lucros;
  • fundos imobiliários: um conjunto de aplicações feitas por um grupo de investidores em cima de um imóvel que será construído, locado ou vendido;
  • ETFs (Exchange Traded Funds): chamados também de fundos de índices, são um tipo de fundo de investimento. No entanto, suas cotas são negociadas em um pregão da Bolsa de Valores. 
  • câmbio: como o nome sugere, são aplicações baseadas em moedas;
  • futuros: compra de ativos variados negociados em pregão da B3 (Bolsa de Valores brasileira). Ou seja, são investimentos em commodities como milho, café, soja etc;
  • fundos de investimento: assim como o fundo imobiliário, é a junção de vários investidores que aplicam dinheiro no mercado financeiro (como em ações, por exemplo). Assim, os ganhos são divididos entre os participantes;
  • criptomoedas: são códigos que podem ser convertidos em valores, uma moeda virtual. Não são criadas nem controladas pelos bancos centrais.

Quais as vantagens e desvantagens de investir em renda variável?

Saber o que são investimentos em renda variável não é o suficiente para decidir se esse é o tipo ideal para seu perfil e carteira de investidor

Claro que a aplicação dessa categoria é segura e segue uma série de regras reguladoras estabelecidas pela B3, mas para você tomar a melhor decisão, é bom saber os prós e contras do investimento em renda variável. 

Dentre as diversas vantagens desse investimento, estão uma maior possibilidade de retorno do que o em renda fixa. Além disso, por ter uma grande variedade de ativos, é interessante para diversificação da sua carteira. 

Já sobre a desvantagem, a principal é a condicionalidade. Ou seja, depende de fatores diversos para que o investidor saiba quanto e quando receberá o retorno em cima do seu investimento.

Agora que você já sabe o que são investimentos em renda variável, é interessante entender qual é melhor para o seu perfil. Para isso sugerimos ler o artigo Conheça agora todos os tipos de fundos de investimento aqui no blog da Zahl Investimentos.

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *