Descubra o Que Uma Carteira de Investimentos Bem Diversificada Deve Conter

Descubra o Que Uma Carteira de Investimentos Bem Diversificada Deve Conter

Você sabe o que uma carteira de investimentos bem diversificada deve conter? 

A diversificação é um assunto bastante comentado no universo financeiro. Você, provavelmente, já ouviu a máxima “não se coloca todos os ovos na mesma cesta”. Afinal, caso algo aconteça, você pode perder tudo o que tem.

Com os investimentos funciona da mesma forma. O mercado é bastante volátil, por isso, é interessante alocar os seus recursos em ativos diferentes. Continue lendo para descobrir como ter uma carteira diversificada! 

O que uma carteira de investimentos bem diversificada deve conter?

Para saber o que uma carteira de investimentos bem diversificada deve conter, é preciso, primeiramente, considerar o perfil de investidor. São três:

  • perfil conservador: aquela pessoa avessa às volatilidades do mercado financeiro e que prefere ativos com uma previsibilidade maior;
  • perfil moderado: é o investidor que preza pela segurança, mas tolera pequenas oscilações econômicas;
  • perfil arrojado: busca investimentos com maior rentabilidade, mesmo que eles sejam mais sujeitos às oscilações do mercado.

Nós, da Zahl Investimentos, montamos uma recomendação de carteiras para os três perfis, com base no cenário econômico do primeiro trimestre de 2022. A quantia mínima ideal para ter uma boa diversificação é de, no mínimo, 300 mil reais.

Perfil conservador

A indicação de carteira para investidores que buscam preservar ao máximo o seu patrimônio, investindo com maior previsibilidade de ganhos, conta principalmente com produtos como Tesouro Selic, CDB, LC, LCI/LCA e fundos de renda fixa.

O que uma carteira de investimentos diversificada deve conter?

Perfil moderado

Para os investidores que buscam maior rentabilidade e, para isso, estão dispostos a tolerar pequenas oscilações do mercado, a carteira de investimentos pode conter fundos multimercados, fundos imobiliários, investimentos internacionais e outros fundos de renda fixa.

O que uma carteira de investimentos diversificada deve conter?

Perfil arrojado

Já para os investidores mais tolerantes às volatilidades do mercado, a carteira pode conter ativos de renda variável, mas, ainda assim, é preciso ter parte do patrimônio alocado em renda fixa, como uma reserva financeira para oportunidades.

O que uma carteira de investimentos diversificada deve conter?

Agora que você sabe o que uma carteira bem diversificada deve conter, já pode começar a investir da forma mais assertiva de acordo com o seu perfil. 

Lembrando que essas indicações foram feitas com base no cenário econômico do primeiro trimestre de 2022. Para saber qual é a melhor estratégia de alocação patrimonial após esse período, entre em contato com os assessores especializados da Zahl Investimentos!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *