Quais oportunidades aproveitar com a taxa Selic a 13,75% ao ano?

Quais oportunidades aproveitar com a taxa Selic a 13,75% ao ano?

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic para 13,75% ao ano na quarta-feira (3), sendo um aumento de 0,50 ponto percentual. Nas justificativas, o Copom citou que essa decisão reflete a incerteza do cenário e “um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2023 e, em grau menor, o de 2024”.

A Selic está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Esse foi o 12º reajuste consecutivo na taxa, mantendo o ritmo do aperto monetário, não descartando mais um ajuste de 0,25 p.p. na próxima reunião em 20 de setembro.

No cenário dos investimentos, essa elevação aumenta os rendimentos dos ativos de renda fixa que acompanham a Selic, como CDBs, títulos privados e do Tesouro Direto, superando o retorno da tradicional poupança. Para ilustrar esse momento, é possível ver um comparativo da rentabilidade dessas modalidades com a taxa:

Fonte: G1 * Investimentos isentos de imposto de renda; cálculo para a poupança não inclui a variação da TR – Simulações com base em alíquota de 20% de imposto de renda referente a prazos de vencimento entre 181 e 360 dias e previsão de inflação de 7,15% para 2022 (Boletim Focus do Banco Central) ** Sem considerar no cálculo a TR

Dentro da categoria de renda fixa, os títulos privados são os que possuem o maior grau de risco, pois são emitidos por empresas e não pelo governo. Olhando para o comparativo, vemos que as debêntures incentivadas possuem as maiores taxas de rendimento real, seguido de outros títulos como LCI e LCA. Vale destacar que esses ativos são todos isentos de imposto de renda. Já para o investidor que busca uma alternativa de menor risco, o Tesouro Direto acaba sendo uma opção.

Para mais informações, fale com um de nossos assessores pelo link: https://wa.link/harkvz

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *