Quais Os Riscos Dos Fundos Imobiliários?

Quais Os Riscos Dos Fundos Imobiliários?

Mesmo sendo considerado um dos tipos de investimentos de renda variável mais seguros, os fundos imobiliários (FII) não estão isentos da volatilidade do mercado. Neste artigo, separamos seus principais riscos, mas é importante dizer que tais fatores não anulam as vantagens do FII. Afinal, é um ativo com maior previsibilidade de retorno e menos volátil do que ações.

Continue lendo e entenda!

Principais riscos dos fundos imobiliários

O desempenho de certos tipos de fundos de investimentos vai depender da estratégia que o investidor adotar e também da qualidade da cota comprada. A seguir, veja os possíveis riscos envolvidos nessa aquisição.

Variação de cotas

Um dos principais fatores que impedem o fundo imobiliário de ser totalmente isento de riscos é a variação das cotas, uma vez que elas dependem do mercado. 

Na prática, isso quer dizer que, dependendo do nível de oferta ou demanda, o valor de cada cota pode aumentar ou diminuir, o que afetaria o valor de venda caso o investidor queira abrir mão da sua participação. Consequentemente, você pode acabar vendendo por um preço menor do que comprou. 

Liquidez

A liquidez dos FIIs é pequena, se comparada à de outras ações, mas isso não quer dizer que ela não exista. Nesse caso, a liquidez refere-se a situação onde o investidor queira comprar e vender uma cota no mesmo dia e pode ter que esperar um pouco para converter o ativo em dinheiro (receber o valor da venda). 

Vacância

Esse risco é bem comum quando falamos de imóvel. Afinal, existe a chance de inquilinos saírem do empreendimento e, assim, gerar um intervalo até se encontrar um novo locatário. 

Apesar de estar previsto, o risco não é difícil de contornar. Para isso, é indicado investir em imóveis em uma boa região e, preferencialmente, em um período onde o mercado imobiliário esteja aquecido. 

Vantagens de investir em Fundos Imobiliários

Ativos de renda variável possuem volatilidade, mas isso não quer dizer que não sejam seguros. Uma das formas de aplicar melhor o seu dinheiro em fundos imobiliários é analisar as características do imóvel, valor da cota, mercado e, assim, selecionar os melhores. 

Além disso, manter uma diversidade na carteira de investimentos também é indicado para não sentir quaisquer impactos. Ou seja, aplicar em diferentes ativos de renda variável e/ou fixa.

Investir em renda variável pede estômago, mas com profissionais habilitados, que realmente conhecem o mercado, você consegue encarar isso e lucrar! Não seja mais uma vítima do tabu que envolve esse tipo de investimento: agende agora mesmo uma reunião com os assessores da Zahl Investimentos e tome as rédeas da sua carteira! 

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *