Qual a importância dos investimentos a longo prazo na sua carteira?

Qual a importância dos investimentos a longo prazo na sua carteira?

Um dos componentes para o sucesso de um investimento é o tempo. Afinal, é necessário que o dinheiro passe certo período alocado para que, em troca, você tenha a chance de receber o retorno. Assim, é importante considerar os investimentos a longo prazo na carteira.

Eles podem permanecer por anos ou mesmo décadas no portfólio. E, se forem usados de maneira adequada e alinhada ao seu perfil, podem gerar resultados de alto impacto em toda a estratégia.

Que saber mais? Veja neste post qual é a relevância de ter investimentos de longo prazo no seu portfólio e entenda melhor como eles funcionam!

Qual a importância do investimento nos diferentes prazos?

Muitos brasileiros estão atentando para a importância de investir. Afinal, é uma forma de fazer o seu dinheiro render e trabalhar para você, o que facilita a construção de patrimônio. Além disso, o investimento – feito de maneira alinhada aos seus objetivos e expectativas – favorece a realização de sonhos. 

Contudo, o que muitos ainda não consideram é que as metas estão diretamente ligadas ao prazo. Todos nós temos objetivos mais rápidos e outros que focam no futuro mais distante, certo? Logo, também é preciso escolher os investimentos de acordo com esse fator. 

Com a alocação adequada do dinheiro, você tem a chance de aproveitar a disponibilidade de recursos para atingir as metas específicas. É por isso que investimentos de curto prazo são mais adequados para situações que acontecerão em breve. 

Ao mesmo tempo, os investimentos a longo prazo são pensados em um horizonte mais amplo e distante. Assim, existem ativos e produtos financeiros mais adequados para este ou aquele prazo.

Por que investir a longo prazo?

Saber que é importante alocar seu dinheiro com diferentes prazos serve para dar o pontapé inicial para montar a sua carteira. No entanto, também é preciso considerar quais são os diferenciais do investimento feito a longo prazo.

Pensando nisso, conheça os principais benefícios e os impactos atrelados à decisão!

Evitar consequências do imediatismo

De maneira geral, as pessoas desejam ter recompensas imediatas por determinado esforço. No caso do cuidado com as finanças, o imediatismo pode atrapalhar bastante e é muito comum entre os brasileiros.

Ele é um dos elementos que explicam por que o futuro é apenas a terceira prioridade financeira no Brasil. A meta fica atrás, por exemplo, das férias. Isso mostra que os planos mais imediatos são priorizados em detrimento do longo prazo.

Além disso, uma pesquisa do Banco Mundial mostrou que, em 2017, só 6% dos brasileiros entre 15 e 24 anos guardaram dinheiro com foco na velhice. Pensar sobre o tema é fundamental para evitar as consequências negativas do imediatismo. Por isso, vale a pena investir no longo prazo.

Planejar o futuro

Justamente por ter vencimento em alguns anos ou décadas, o investimento de longo prazo é ideal para planejar o futuro. As suas características, como rendimento ou liquidez, são pensadas para que haja a chance de obter os recursos necessários em determinado período.

Um dos objetivos principais nesse sentido é a aposentadoria ou independência financeira. Deixar de trabalhar, mas conseguir manter o padrão de vida no futuro e proteger a família é um desafio. Com a construção de patrimônio, há mais segurança quanto ao que virá.

Favorecer a maturação de investimentos

Embora alguns investimentos tragam a chance de retorno em pouco tempo, outros precisam de um tempo maior de amadurecimento. É dessa forma que ocorre a consolidação de resultados, o que ajuda a construir o patrimônio.

Um exemplo que deve passar pela maturação é o investimento em Ações. Ao comprar papéis de um negócio, deve-se ter em mente que leva tempo para que o desempenho positivo seja consolidado. Então o potencial de retorno aparece, principalmente, no longo prazo.

Basta olhar para a trajetória de alguns dos maiores investidores do mundo que fizeram e que fazem uma fortuna na bolsa de valores. Para que pudessem alcançar seus resultados, levaram um tempo de maturação em suas estratégias de longo prazo.

Fazer o tempo trabalhar para você

Os juros compostos são grandes responsáveis pelo sucesso dos investimentos. No caso de investimentos em Ações, há a atuação da economia real. Na prática, eles favorecem o acúmulo de patrimônio e são potencializados por dois fatores: montante e tempo.

Ou seja, quanto mais você investir, mais terá a chance de acumular. Além disso, quanto maior o tempo, maior serão os efeitos da rentabilidade. Logo, há a chance de ganhar mais em longos períodos.

Rentabilizar a carteira

Além de entender sobre a questão de construção do patrimônio, é necessário considerar a rentabilização de carteira. Em determinados momentos, as condições apresentadas podem não ser tão interessantes para certos investimentos. 

É o caso quando a taxa Selic está em queda (chegando a 2% ao ano em 2020, por exemplo). Nesse cenário, a renda fixa tem um retorno reduzido, especialmente em títulos de menor prazo. Portanto, se o objetivo for rentabilizar mais a carteira, é interessante procurar alternativas com prazos mais longos.

Qual a melhor opção de investimento a longo prazo?

Até aqui, você descobriu a importância dos investimentos e viu quais são os impactos das escolhas a longo prazo. Agora é necessário entender como montar sua carteira, pensando em incluir tais alternativas.

Como há vários caminhos possíveis, você precisa considerar os seus objetivos e o seu perfil de investidor. Assim, é possível compreender qual é a expectativa em termos de segurança, rendimento e até liquidez.

Saber qual é o perfil de risco também ajuda a avaliar a sua tolerância à volatilidade. Será possível entender, por exemplo, se é melhor escolher a renda fixa ou a renda variável. Além de avaliar percentuais para diversificar a carteira.

Após fazer a análise, você poderá conhecer algumas alternativas de investimentos a longo prazo que costumam aparecer em carteiras variadas. Entre as possibilidades, estão:

Não deixe de pesquisar bastante sobre cada investimento do seu interesse. E lembre que a proporção de alocação do dinheiro deve ser definida com base nas suas características pessoais, de modo a criar um portfólio alinhado ao seu perfil.

Os investimentos a longo prazo podem ajudá-lo a compor uma carteira mais robusta, com foco no futuro e até um potencial maior de rentabilização. Mas, antes de escolhê-los, não deixe de analisar o seu perfil e os seus objetivos para tomar decisões de investimento inteligentes!

Se quiser conhecer melhor as alternativas disponíveis para o seu portfólio, entre em contato com o time da Zahl!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *