Quanto ganha um AAI?

Quanto ganha um AAI?

Uma das informações mais importantes na hora de começar uma nova carreira, é saber qual a remuneração dessa profissão. Se você quer saber quanto ganha um AAI (Agente Autônomo de Investimentos, ou assessor de investimentos), continue lendo que iremos contar.

Por ser um profissional autônomo, sua remuneração não é fixa e depende, principalmente, de dois fatores: as regras da corretora (como a XP Investimentos) e a carteira de clientes do AAI.

O primeiro item é uma negociação do escritório ao qual o assessor está vinculado diretamente com a corretora. Portanto, não é flexível. Já o segundo, pode sofrer grandes oscilações de acordo com o comprometimento e captação que o AAI realiza ao longo do tempo.

Remuneração variável

A remuneração do assessor, em geral, varia de acordo com o comissionamento sobre os produtos que são distribuídos. A carteira de receita do assessor será composta por um mix entre os diferentes produtos. Veja a forma de remuneração dos principais produtos oferecidos aos investidores e quanto ganha um AAI por cada um deles:

Fundos de Investimentos e Previdência Privada: geram receita mensal ao assessor;

Renda Fixa: gera receita pontual toda vez que há uma nova aplicação do cliente;

Renda Variável: gera remuneração pontual, sempre que o cliente efetuar operações na Bolsa de Valores;

Seguro de Vida: pode gerar tanto remuneração mensal quanto anual, dependendo do produto comercializado.

Receita sob patrimônio (ROA)

Em geral, os escritórios possuem um ROA (retorno médio anual sobre o valor financeiro que seus clientes possuem em investimentos) entre 0,5% e 0,8%.

Em resumo, a receita gerada pelo assessor, funciona da mesma forma que a montagem da carteira do cliente: um balanceamento entre os diversos produtos.

Uma das maiores dificuldades entre os profissionais que buscam a carreira de assessor de investimentos é conseguir enxergar qual poderá ser a sua remuneração efetiva, já que cada produto, possui um padrão diferente de comissionamento.

É praticamente impossível estimar quanto ganha um AAI, já que seu retorno depende do patrimônio dos clientes que ele assessora. 

Vale a pena ser AAI?

Uma carreira em que você possa, de verdade, auxiliar pessoas, ter retornos ilimitados e diretamente ligados ao seu esforço e comprometimento, em um mercado em grande expansão, é uma oportunidade única.

Essa janela não irá durar para sempre e quem estiver à frente, bem preparado, certamente, conseguirá surfar essa onda antecipadamente.

E você, tem vontade de construir uma carreira de sucesso como Agente Autônomo de Investimentos? Baixe grátis o Guia Definitivo sobre a Carreira de Assessor de Investimentos e entre em contato com a Zahl para fazer parte desse futuro que já começou.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *