Small Caps: O Que São E Por Que Investir?

Small Caps: O Que São E Por Que Investir?

Você provavelmente já ouviu falar que empresas grandes possuem maior estabilidade para investimento. Mas é preciso entender, também, que as chances de grande valorização no mercado em um curto período são menores. É diante desse cenário que o investimento em small caps torna-se uma boa opção.

 Neste artigo, você entenderá o que é uma ação small cap e por que é uma alternativa interessante para sua carteira de investimentos. 

O que são small caps?

Small Cap nada mais é do que uma nomenclatura em inglês para pequenas empresas —sendo as Large Caps grandes empresas, e as Mid Caps, empresas médias. Isso quer dizer que uma não é melhor que a outra e você pode se surpreender como uma small cap, mesmo desconhecida, pode ser valorizada.

Ou seja, é um investimento que você pode estar deixando de lado justamente porque não conhece uma companhia menor com alto potencial de crescimento.

As empresas que se enquadram nessa classificação tem um valor de mercado menor do que as Blue Chips (grandes empresas da Bolsa). De forma geral, o valor limite de mercado para uma empresa entrar nessa classificação está em torno de R$ 2 bilhões a R$ 6 bilhões. Ou seja, até mesmo empresas que lideram um segmento no mercado podem ser sim small caps. 

Por fim, a movimentação desses ativos é menor (se comparado a ações de empresas maiores)  assim como sua liquidez, levando a um menor volume de negócios diário. 

Por que  investir em small caps?

Investir corretamente em uma small cap é aumentar as oportunidades de ganhar dinheiro. Como dito, elas possuem um valor menor de negociação diária, então não é sempre que o investidor conseguirá comprar e vender. Mas lembre-se que, um dia, empresas de grande porte já foram small caps no passado 

As principais vantagens de investir em ações small caps são:

  • menor valor de investimento: são ações mais baratas por se tratarem de empresas com menor capitalização, logo, é uma boa oportunidade para quem quer diversificar a carteira de investimentos ou até mesmo começar uma. 
  • potencial de valorização: quando bem administradas as empresas menores tem um grande proteção de alta, o que acaba se refletindo na cotação das suas ações;
  • menor exposição à crises externas: por serem voltadas ao mercado interno, a small cap tende a sofrer menos com crises internacionais;

 

Da mesma forma que existe o índice Bovespa com empresas maiores, você também pode comprar o  SMLL (Índice Small Caps). A vantagem é que não precisará escolher uma única empresa, podendo se posicionar nas variações deste índice. 

Uma forma inteligente de investir em small caps é conosco,  Zahl Investimentos! Com nossa equipe de assessores, você terá a segurança em saber que a empresa e os detalhes da sua compra de small cap foram verificados, assim como feita uma análise profunda baseada na sua carteira e perfil. Descubra por que estamos entre os principais escritórios de investimentos do Brasil.

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *